Iris, Mensageira de Hera

Libra e um de seus Mitos


Iris, deusa do Arco-Íris e Mensageira de Hera, ajuda a compreender algumas das características de Libra ou Balança.


Hera ou Juno é soberana entre os deuses do Olimpo, ao lado de seu marido, Zeus. E, como o marido, Hera também tem uma mensageira.

Iris seria a contrapartida de Hermes, o Mensageiro de Zeus. Iris era cara aos Homens e aos deuses por sua natureza bondosa e amorosa.

Iris e Hermes lembram a necessidade de flexibilidade e leveza, qualidades fundamentais para a construção de bons relacionamentos. Percebemos as características dos dois deuses, através das histórias nas quais eles participam ou têm uma atuação de destaque. Iris e Hermes são felizes ao desempenhar suas funções no Olimpo.


Iris pode ser interpretada como o lado feminino de Hermes. Contudo, dois não formam um casal. Não são comuns descrições de estórias nas quais os dois participem ou estejam presentes ao mesmo tempo.

Apesar de Zeus e Hera serem o casal olímpico mais importante, em vários momentos, os dois estão em desarmonia quase sempre causada por Zeus e seus casos amorosos.


Iris descia à Terra sempre que Hera ou mesmo Zeus queriam transmitir suas vontades à Humanidade. Muitas vezes Iris aparecia sob a forma humana. Em outros momentos, a deusa se deixava ver em sua forma divina, como uma linda mulher alada.


Íris era casada com Zéfiro, o vento oeste. A deusa descia pelo Arco-Íris que ligava o Céu à Terra, sendo admitida até mesmo no mundo das trevas onde, a pedido de Zeus, reabastecia sua Taça de Outro com as águas do Rio Estige para que os deuses do Olimpo pudessem se benzer.

Íris recebia os deuses que ao voltarem de suas viagens eram recepcionados pela deusa com néctar e ambrosia.

Em algumas versões da Mitologia Grega, Íris, e não Afrodite, é considerada a mãe de Eros, o deus do Amor.


Muitas vezes associada à Atena, a deusa da Justiça, Íris representa mais a Bondade e a Misericórdia. Minerva ou Atena é mais fria e procura deixar emoções e sentimentos de lado. Esse comportamento quase sempre gera discórdias e conflitos. Na realidade, o oposto do que o signo de Libra busca como ideal: o Entendimento, a Concórdia, a Paz e a Harmonia.


Libra é um signo de Ar. Está vinculado ao mundo das ideias no qual o Elemento Ar encontra sua melhor expressão. Libra deseja perfeição nos relacionamentos. Por isso, acaba se distanciando quando sente que sua Balança interna esta em desequilíbrio. Libra é um signo social e deseja agradar no ambiente em que está.


Iris, por outro lado, representa o envolvimento com o mundo dos sentimentos e afetos. O sentimento considera variações entre polaridades opostas, cuida com atenção e interesse das necessidades de uma situação específica com o objetivo de criar Harmonia.

Iris reconhece que os sentimentos precisam fluir constantemente para se renovar e sempre de acordo com as necessidades de cada momento. Iris nos lembra a todo momento que a Harmonia precisa existir dentro e fora de nós mesmo.


Que área do seu mapa é governada pela necessidade de Harmonia a ponto de se tornar capaz de cobranças difíceis de serem atendidas?

Que área de seu mapa expressa o anseio por ter companhia, em partilhar e ao mesmo tempo fica paralisada quando seu ideal de perfeição não é atingido?


#Mitologia

#PapoRetoComMaLu

#ThinkGreenActGreen

#ThinkGlobalActLocal

#PapoRetoDeAstrologia

Posts recentes

Ver tudo

Life is what happens to you while you are busy making other plans. John Lennon

Luiza 2.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

Olá!

Bem-vinda! Bem-vindo!

Tudo bem?

Vamos conversar sobre Educação, Mitologia e Astrologia?

Temas como Yoga, Escrita Criativa, Poesia e Psicologia te interessam? Você vai encontrá-los por aqui.

O site tem pouco tempo de vida: o primeiro texto foi publicado em 14/12/2020.

 O site estará portanto sofrendo ajustes ao longo das próximas semanas.

Os ajustes serão de todo o tipo:  edição de textos e imagens, produção do material a ser publicado entre outros assuntos.

O site receberá contribuições de profissionais de áreas como Educação, Psicologia e Literatura.

Você quer estudar, se conhecer melhor usando a simbologia astrológica, saber como  os ciclos planetários estão afetando sua carta natal ou a de sua empresa, neste momento?

Basta apenas enviar um email.

Espero você.

MaLu.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest