Sol


Sol é o nome latino para Hélios em grego e representa a personificação do astro diurno.


Hélios é filho do Titã, Hipérion e da Titânia, Téia.

Outras versões consideram Basiléia sua mãe.


Hélios teve vários relacionamentos e muitos filhos - demonstração clara de seu enorme poder criador e criativo.


A Mitologia ajuda a compreender porque no mapa natal a posição de Signo e Casa do Sol revelam de que maneira - o Signo e onde - a Casa, o potencial criador e criativo de uma pessoa se apresenta mais imediatamente. Os aspectos que o Sol faz e recebe de outros pontos do mapa contribuem ou dificultam a expressão desse potencial.


Hélios casou-se com a Oceânida Perse e teve Circe, Eetes, Pasífae e Perses.

Uniu-se à ninfa Rodes e gerou os 7 Helíades.

Com a Oceânida, Climene teve Factonte e as Helíades.

Com Neera, Lampécia e Faetusa.


A principal função de Hélios consiste em trazer Luz e Calor para os Homens.


Partindo da Etiópia, no Oriente, percorria o Céu em um carro de Fogo, puxado por quatro velozes cavalos brancos que lançavam chamas pelas narinas.

Após alcançar o ponto mais alto de seu trajeto, ao meio-dia, começava a descer em direção ao Ocidente, onde terminava sua viagem.


Sua viagem acaba no país das Hespérides.

Hélios, então, mergulhava no Oceano onde seus cavalos exaustos se banhavam.

Depois entrava em uma enorme taça de ouro fabricada por Vulcano, navegando durante toda a noite, até chegar novamente à Etiópia.


Ao fim da guerra dos Titãs, os deuses olímpicos ao partilharem o mundo entre si, não reservaram nenhum pedaço de terra para Hélios. Este se queixou a Júpiter, Senhor do Olimpo, que prometeu conceder-lhe o que desejasse. O Sol pediu então domínio sobre a Ilha de Rodes.


Outra versão diz que sua morada era a ilha de Ea. Em Trinácia, atual Sicília, possuía vários rebanhos de bois e carneiros.


Esses rebanhos aparecem na estória de Ulisses, a Odisséia, e de seus companheiros quando chegaram à região e mataram vários animais para saciar a fome. Indignado com a heresia, o Sol ameaçou se esconder para sempre nos Infernos. Júpiter interferiu punindo os guerreiros com uma violenta tempestade em alto-mar. Outra versão da lenda diz que o Sol fulminou os homens.


Apesar de ser uma Divindade secundária, anterior aos Deuses Olímpicos, o Sol era venerado como o Deus que tudo vê e tudo sabe.


Seu culto começou na Ásia, expandindo-se por toda a Grécia, notabilizando-se na Ilha de Rodes que lhe era consagrada. Em Rodes, no verão, celebravam-se as festas Halias que compreendiam jogos de atletismo, apresentações musicais e o sacrifício de quatro cavalos.


O culto ao Sol foi gradativamente perdendo espaço e importância para a influência e o prestígio de Apolo como Deus da Luz, da Verdade e da Profecia.


O Sol é quase sempre representado como um jovem muito bonito, coroado de raios luminosos e conduzindo seu carro flamenjante. Os cavalos brancos, o galo e o choupo eram consagrados ao Sol.


#Mitologia

#PapoRetoComMaLu

#ThinkGreenActGreen

#ThinkGlobalActLocal

#PapoRetoDeAstrologia











Posts recentes

Ver tudo

O Universo mítico dos gregos passou `a posteridade, em quase sua totalidade, através de várias fontes. Uma delas é a tradição oral.

Filho de Aristeu e Autônoe. Acteão foi educado por Quíron que o tornou hábil na arte da caça. Durante uma de suas caçadas, chegou ao vale Gargáfia, na Beócia, onde acabou surpreendendo Diana banhando-

I don't believe in Astrology: I'm a Sagittarius and we're skeptical. Arthur C. Clarke #AstroTips estão vindo com muitas novidades. Sempre nos #Stories Confere lá! #CiclosPlanetários #PapoRetoComMalu #

Luiza 2.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

Olá!

Bem-vinda! Bem-vindo!

Tudo bem?

Vamos conversar sobre Educação, Mitologia e Astrologia?

Temas como Yoga, Escrita Criativa, Poesia e Psicologia te interessam? Você vai encontrá-los por aqui.

O site tem pouco tempo de vida: o primeiro texto foi publicado em 14/12/2020.

 O site estará portanto sofrendo ajustes ao longo das próximas semanas.

Os ajustes serão de todo o tipo:  edição de textos e imagens, produção do material a ser publicado entre outros assuntos.

O site receberá contribuições de profissionais de áreas como Educação, Psicologia e Literatura.

Você quer estudar, se conhecer melhor usando a simbologia astrológica, saber como  os ciclos planetários estão afetando sua carta natal ou a de sua empresa, neste momento?

Basta apenas enviar um email.

Espero você.

MaLu.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest