Hatha Yoga Uma ótima razão para acordar às 5 da manhã


As orientações, gentilmente cedidas pelo Instrutor de Yoga Antônio José Botelho, foram adaptadas para uma leitura rápida. A íntegra do conteúdo pode ser encontrada no site www.antoniojosebotelho.com.br/br



Saudação Ao Sol ou Surya Namaskar



Introdução


O ideal é praticar Surya Namaskar antes de começar os demais ásanas porque solta todo o corpo e remove toda sonolência. Aconselha-se fazer Shavasana durante uns poucos minutos depois de haver terminado Surya Namaskar. Este permite relaxar todos os músculos do corpo e deixa que se normalize o pulso e respiração.


Precauções importantes:


A prática de Surya Namaskar deve ser suspendida imediatamente sempre que exista um estado febril. As toxinas que o produzem devem ser eliminadas mediante a prática de outros ásanas. Eliminada a febre deve reiniciar-se a prática. O praticante não deve executar mais ciclos do que pode fazer comodamente sem excessiva fadiga física.


Limitações


Para esta prática não há limites de idade. As mulheres não devem fazê-la durante o ciclo menstrual, nem depois do quarto mês de gravidez.


Ainda que tradicionalmente este exercício dinâmico não seja considerado como prática yogue, se inclui aqui por ser um excelente método de dar elasticidade às articulações e músculos do corpo e massagem a todos os órgãos internos. É um magnífico exercício para fazer nas manhãs depois de banhar-se e antes de iniciar qualquer técnica yogue. Em qualquer hora do dia em que se sinta cansado, este exercício lhe devolve a vitalidade tanto física quanto mental.


Do Exercício


A Saudação ao Sol se compõe de doze posições, que correspondem a cada um dos doze signos do zodíaco. Um ciclo completo da Saudação ao Sol consiste em fazer duas vezes o ciclo de doze posições. Associado com cada uma das doze posições há um mantra que deve repetir-se mentalmente, se se quer obter o máximo do exercício.


Mantra é uma composição de sílabas, palavras ou frases, cuja repetição tem poderosa e penetrante influência sobre a mente. Isto se deve ao seu efeito sobre a mente (? 2 ) vibrações do som, sejam ou não sejam audíveis. A ciência moderna conhece e usa este fenômeno. Em alguns hospitais (? 3 ) de diferentes partes do mundo (? 4 ) submetem muitos pacientes a prolongadas sessões de auto ou hetero-sugestões em forma de som. A única diferença entre a sugestão sonora ocidental e o mantra usado na yoga (? 5 ) é que na primeira se usa para modificar as condições fisiológicas ou sociológicas do homem, enquanto que o mantra é utilizado principalmente para fins espirituais. O mantra mais conhecido no Hinduísmo (também utilizado no Yoga) é AUM (OM ); seu equivalente no Cristianismo é Amém e o mantra irmão do Islamismo é Amín 6 . Cada uma das posições tem um especial lugar de concentração. Estes pontos de concentração diferem as técnicas e, concretamente, em algumas edições inglesas deste livro só indica uma seqüência de concentração diversa da que na presente edição se determina 7 . Quem utiliza a seqüência anterior podem continuar com ela, por ter sensivelmente iguais resultados.


Posições


1. PRANAMASANA (Postura da Oração)

a) Técnica: Parado reto com os pés juntos. Coloque as palmas juntas frente ao peito. Relaxe todo o corpo;

b) Respiração: Exale totalmente;

c) Concentração: Em todo o corpo;

d) Mantra: Om Mitraya Namaja (Saudações ao Amigo de todos);

e) Benefícios: Estabelece um estado de concentração e calma como preparação para o seguinte exercício que há de fazer-se.


2. JASTA UTTANASANA (Postura dos Braços Levantados)

a) Técnica: Com total consciência de cada movimento, levante os braços por sobre a cabeça. Mantenha os braços separados e na largura dos ombros. Dobre ligeiramente até atrás da cabeça e a parte superior do tronco;

b) Respiração: Inale com levantar os braços; c) Concentração: Vishuddhi chakra 8 ; d) Mantra: Om Ravaye Namaja (Saudação Ao que Brilha); e) Benefícios: Estira as vísceras abdominais; queimando o excesso de graxa e melhorando a digestão. Exercita os músculos dos braços e dos ombros. Tonifica os nervos da espinha dorsal. Abre todos os compartimentos pulmonares.


3. PADAJASTASANA (Postura de Mãos e Pés) a) Técnica: Dobre-se para frente até que os dedos e as mãos toquem o solo à frente dos pés. Trate de tocar os joelhos com a testa, mas não se esforce em demasia. Mantenha as pernas retas; b) Respiração: Exale ao dobrar-se para frente. Na posição final trate de contrair o abdômen para expulsar o máximo de quantidade de ar;

c) Concentração: Suadhistana chakra 9;

d) Mantra: Om Suryaya Namaja (Saudação Ao que induz atividade);

e) Benefícios: É útil para eliminar e prevenir as doenças estomacais ou abdominais. Reduz o excesso de graxa na região do abdômen. Melhora a digestão. Melhora a circulação sanguínea. Agiliza a coluna vertebral. Tonifica os nervos da coluna.


4. ASHUA SANCHALANASANA (Postura Eqüestre)

a) Técnica: Estire a perna direita para trás tanto quanto possa. Ao mesmo tempo, e sem mover o pé esquerdo dobre a perna esquerda, levando a cabeça para trás, arqueada a costas e olhando para cima. Ao final do movimento o peso do corpo deve descansar sobre as mãos, e pé esquerdo e o joelho direito;

b) Respiração: Inale ao estirar a perna direita para trás;

c) Concentração: Ajna chakra 10;

d) Mantra: Om Bhanave Namaja (Saudações Ao que ilumina)

e) Benefícios: Dá massagem nos órgãos abdominais e melhora seu funcionamento. Fortalecem-se os músculos das pernas. Obtém-se equilíbrio nervoso.


5. PARVATASANA (Postura da Montanha)

a) Técnica: Endireite a perna direita e coloque o pé esquerdo junto ao pé direito. Levante as nádegas e baixe a cabeça de modo que fique entre os braços; o corpo deve formar os lados de um triângulo. Na posição final os braços e as pernas devem ficar eretos. Nesta postura trate de manter os calcanhares em contato como o solo;

b) Respiração: Exale quando endireita a perna direita e dobra o tronco. Inale ao levantar o corpo


6. ASHTANGA NAMASKAR (Saudação com os oito membros)

a) Técnica: Baixe o corpo até o solo de modo que a posição final desta postura só toque o solo a ponta dos pés, os joelhos, o peito, as mãos e a mandíbula. A região pélvica 13 e o abdômen devem estar ligeiramente levantados do solo;

b) Respiração: Retenha o alento, não há respiração;

c) Concentração: Manipur chakra 14;

d) Mantra: Om Pushne Namaja (Saudações Ao que dá a força);

e) Benefícios: Fortalece os músculos dos braços e das pernas. Desenvolve o peito.


7. BHUYANGASANA (Postura da Cobra)

a) Técnica: Levante o corpo da cintura para cima estirando os braços. Dobre a cabeça para trás. Esta postura é igual à etapa final de Bhuyangasana;

b) Respiração: Inale ao levantar o corpo;

c) Concentração: Swadhistan Chakra 15;

d) Mantra: Om Hiranya Garbhaya Namaja (Saudações ao Adorado Ser Cósmico); e) Benefícios: Ao comprimir-se o abdômen se põe em circulação o sangue estancado nos órgãos abdominais, estimulando sua irrigação. Esta postura é muito útil para todas as doenças estomacais, incluindo a indigestão e a constipação. Ao dobrar as costas para trás se exercita a coluna, agilizando16 os músculos e revitalizando os mais importantes nervos da espinha dorsal.


8. PARVATASANA (Postura da Montanha):

Esta etapa é uma repetição da quinta posição.

a) Mantra: Om Marichaye Namaja (Saudação ao Senhor de Alba).


9. ASHUA SANCHALANASANA (Postura Eqüestre):

Esta etapa é uma repetição da quarta posição.

a) Mantra: Om Aditayaya Namaja (Saudação ao Filho de Aditi).

Nota: Aditi é um dos nomes que se dá à Infinita Mãe Cósmica.


10. PADAJASTASANA (Postura de Mãos e Pés)

Esta etapa é uma repetição da terceira posição.

a) Mantra: Om Savitre Namaja (Saudações à Benévola Mãe).


11. JASTA UTTANASANA (Postura dos Braços Levantados):

Esta etapa é uma repetição da segunda posição.

a) Mantra: Om Arkaya Namaja (Saudações a quem é apto para a adoração)


12. PRANAMASANA (Postura da Oração):

Esta etapa final é a mesma inicial.

a) Mantra: Om Bhaskaraya Namaja (Saudações a quem guia a iluminação)


13. Posições 13 – 24:

As posições descritas constituem meio ciclo de Surya Namaskar.

A segunda metade do exercício consiste nas mesmas posições, salvo nas pequenas diferenças inerentes ao câmbio de pernas nas quarta e nona posições.

Ao chegar-se a posição 24 se termina o ciclo completo de Surya Namaskar.


Pratique Yoga. Perceba em você mesma, em você mesmo os efeitos desta prática em seu corpo, em sua saúde.


Benefícios Gerais


"Na descrição de cada etapa se incluiu os benefícios atribuídos a cada etapa específica. Além disso, Surya Namaskar tem muitos outros benefícios que se produzem como resultado de toda a série. Tem uma poderosa influência sobre todos os sistemas do corpo [endócrino, circulatório, respiratório, digestivo, etc.] e ajuda a manter o equilíbrio entre eles. A falta deste equilíbrio é causa de muitas enfermidades; a impureza do sangue, o excesso ou deficiência de funcionamento das glândulas endócrinas, a demasiada secreção de sucos gástricos são fatores que conduzem à enfermidade e que se corrigem ou erradicam com a prática de Surya Namaskar.
Durante as práticas do Surya Namaskar se exercitam os músculos principais do corpo em forma raramente feita, sobretudo pelo sedentário homem moderno. A prática diária deste exercício manterá o corpo saudável e acabará com o excesso de gordura. O praticante se encontrará em posição de uma nova vitalidade, não só física, mas também mental; encontrará que sua capacidade de pensar seja aguçada. Todos os órgãos do abdômen se estiram e comprimem alternativamente. Isto é sumamente eficaz para assegurar seu correto funcionamento ou para estimulá-los. Muita gente não respira adequadamente. A necessidade de sincronizar a respiração com os movimentos físicos durante a prática de Surya Namaskar obriga o praticante, ainda que só uns poucos minutos diários, a respirar devidamente com profundidade e ritmo, o que conduz a eliminar dos pulmões o ar estagnado e pleno de germens para renová-lo saudável oxigênio. Muitos praticantes de Surya Namaskar se maravilham do aumento de sua clareza mental, produzida como resultado de sangue, rico em oxigênio que irriga o celebro. A respiração é a função vital mais importante e um dos principais sistemas para eliminar as impurezas do corpo. Mas a maioria das pessoas ao não respirar corretamente não remove de seu corpo impurezas que causam enfermidades ou quando menos produzem lesões na pele. Surya Namaskar é um excelente método para corrigir as causas dos defeitos da pele.”

Yoga é a conquista do discernimento.

Antônio José Lopes Botelho



Referência


Quem desejar mais informação sobre esta prática pode encontrá-la na obra intitulada “Surya Namaskar, A technique of solar revitalization”, publicada por Bihar Schoo of Yoga, Monghyr (Bihar), Índia.



Luiza 2.jpg

Olá, que bom ver você por aqui!

Olá!

Bem-vinda! Bem-vindo!

Tudo bem?

Vamos conversar sobre Educação, Mitologia e Astrologia?

Temas como Yoga, Escrita Criativa, Poesia e Psicologia te interessam? Você vai encontrá-los por aqui.

O site tem pouco tempo de vida: o primeiro texto foi publicado em 14/12/2020.

 O site estará portanto sofrendo ajustes ao longo das próximas semanas.

Os ajustes serão de todo o tipo:  edição de textos e imagens, produção do material a ser publicado entre outros assuntos.

O site receberá contribuições de profissionais de áreas como Educação, Psicologia e Literatura.

Você quer estudar, se conhecer melhor usando a simbologia astrológica, saber como  os ciclos planetários estão afetando sua carta natal ou a de sua empresa, neste momento?

Basta apenas enviar um email.

Espero você.

MaLu.

Fique por dentro de todos os posts

Obrigado por assinar!

  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Pinterest